quarta-feira, 4 de abril de 2012

Caldeirada de Frutos do Mar


Eu sou fã declarada de Frutos do mar, acho que quem acompanha esse blog já notou isso. Além disso, sou super fã da minha terrinha Pernambuco e da culinária local/Nordestina. Por isso um jantar especial para os meus amigos "gringos": Caldeirada de frutos do mar, com pirão e farofa de banana-comprida (tudo com tempero bem pernambucano). Fiquei super feliz e orgulhosa, o jantar foi um sucesso e não sobrou nadinha!

Pra mim culinária é um fator cultural muito forte no Brasil, a diversidade gastronômica que temos de Norte a sul do País é impressionante, então nada melhor do que uma noite regada a Caipirinha, comida Nordestina e muito samba e MPB para divulgar nossa cultura lá fora! Ah, essa receita será logo logo traduzida para o alemão e para o inglês. Aguardem!


Ingredientes:
300g de Lula
700g de camarão descascados
800g de Filé de peixe branco (escolha algum peixe de carne mais firme)
3 pimentões grandes (um de cada cor)
4-5 tomates
3 cebolas grandes
4 dentes de alho
Extrato de tomate
1 pimenta dedo-de-moça
Cerca de 500 - 600ml de Caldo de peixe, camarão ou legumes
Cerca de 400ml de leite de coco
Coentro
Cebolinha
Salsinha
Sal*
Azeite
Pimenta do reino à gosto
Limão (suco e raspas da casca)



Obs: Os valores são aproximados podendo ser alterado de acordo com o gosto ou orçamento. Pode ser acrescentdo outros frutos do mar como Mariscos, sururu e polvo**)
Obs2: Essa receita serviu 10 pessoas e foi preparada em duas panelas, as imagens são apenas da metade do preparo.

*Caso use o Caldo em cubinhos já com sal, lembre-se de usar menos sal ou nenhum durante o preparo, acertando o tempero na finalização do prato;
**Se optar por usar polvo, o mesmo deve ser pré-cozido. Os tentáculos podem ser acrescentados inteiros (no caso de um polvo pequeno) ou cortado em pedaços com o tamanho aproximado do dos camarões.


Pique uma cebola grande em cubinhos. Reserve metade (será usada para o pirão). Em uma panela grande aqueça um generoso fio de azeite e refogue a cebola picada e os dentes de alho esmagados. Enquanto refoga em fogo baixo, corte as outras cebolas em tiras finas e junte ao refogado.

Dica: Se você tiver, sugiro panela de ferro, como eu não tinha usei uma frigideira bem grande e alta e outra panela normal (pela quantidade grande precisei dividir a receita em duas porções).


Enquanto a cebola murcha, corte os pimentões e os tomates também em tiras (não precisa retirar a pele e as sementes do tomate). Acrescente ao refogado e misture bem.


Enquanto as verduras cozinham, limpe e corte as lulas em anéis largos, vamos usar também os tentáculos. Corte o filé de peixe em cubos grandes.


Em um refratário, coloque o peixe, as lulas e os camarões e tempere com um pouco de sal, suco e raspas de limão e pimenta do reino à gosto.

Dica: Caso você deseje usar o polvo, cozinhe já com sal. Se usar mariscos e/ou sururu, tempere com limão sal e pimenta em um outro refratário.


Quando as verduras estiverem refogadas, acrescente uma generosa colher de extrato de tomate de boa qualidade e meia pimenta-dedo-de-moça picada. Acrescente o caldo de legumes (quente) e o leite de coco até cobrir toda a verdura. Misture e deixe levantar fervura lentamente.


Pique a salsinha, o coentro e a cebolinha e acrescente cerca de 1/3 ao caldo pronto. Misture bem.


Por fim, acrescente os cubos de peixe, mexa delicadamente para que as verduras o cubram. em seguida os camarões e as lulas (e os outros frutos do mar que você escolher). Tampe a panela e deixe ferver por cerca de 10-15 minutos.
O peixe e os frutos do mar irão soltar bastante líquido. Não pense que ficou aguado, lembre-se que metade desse líquido será retirado para o preparo do pirão.


Desligue o fogo, retire cuidadosamente metade do caldo com a ajuda de uma concha e reserve em outra panela. Salpique mais 1/3 da mistura de salsinha, coentro e cebolinha picada. Tampe a panela para manter a caldeirada aquecida. Se necessário, aqueça até levantar leve fervura antes de servir.


Sirva com o pirão, arroz branco e farofa de banana-comprida (ou banana-da-terra) e para acompanhar, Caipirinha de framboesa com limão.


Bom apetite!!
Pin It now!

8 comentários:

  1. muito boa , tentarei fazer....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode tentar, é garantia de sucesso :) Apesar de muitos ingredientes o preparo é simples e o resultado delicioso

      Excluir
  2. Mariana, conheci seu blog e o gosto pela cozinha há pouco tempo. Estou com uma dúvida: Será que eu consigo preparar essa receita numa wok com bom resultado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ninca tentei, mas acho que você consegue sim. Não vai ser como cozinhar na wok, salteando os ingredientes, vai usar a wok como uma grannnde frigideira :)
      Se tentar, me avisa para eu saber o resultado!
      Abraços

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir