terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Biscoitinhos de Natal

Especial de Natal



Esse costume de fazer biscoitos natalinos com formatos de arvores, estrelas e bonecos decorados com glacê não é bem um costume brasileiro. Mas, quem não gosta de biscoitos, não é mesmo? Além de ser super simples de fazer, é gostoso, barato e pode decorar a mesa do natal, fazer pequenas sacolinhas para presentear os amigos ou simplesmente come-los!
Ah, uma super dica para quem tem crianças em casa é preparar os biscoitos com a ajuda dos pequenos! A bagunça é certa, mas a diversão também. E para deixar tudo mais divertido, depois de assados, coloque várias cores de glacê, confeitos coloridos ou chocolate e deixe as crianças decorarem seus próprios biscoitos.


Ingredientes:
2 xíc. de farinha de trigo
1 ovo
1/2 xíc. de açúcar
1/2 xíc. de manteiga
1 c.chá de fermento em pó
1/2 c.chá de sal

Essência de baunilha (ca. de 1 c.chá)


Canela em pó à gosto*

*O ideal é experimentar a massa do biscoito crua para saber se já está bom ou não, não tenha medo, eu coloquei cerca de 1 c.sopa (sem medir) e achei que poderia ter colocado mais canela.

DICA: Essa dica é super legal! :) Não gosta de canela? Quer fazer de outros sabores? Então é simples: Substitua a canela por raspas de limão ou raspas de tangerina (só tive essa ideia depois que tinha feito os biscoitos, mas acho que deve ficar sensacional), você pode também usar gengibre em pó ou só a essência de baunilha.


Misture todos os ingredientes em uma vasilha grande e misture com as mãos até obter uma massa homogênea. Acrescente a canela (ou qualquer um dos outros ingredientes citados) e misture bem. Se a massa estiver muito seca, acrescente um pouco mais de manteiga.

Dica: use a manteiga e o ovo à temperatura ambiente.


Quando a massa estiver pronta, enrole-a em filme plástico e leve a geladeira por cerca de 30 minutos. Aproveite esse tempo para fazer o Glacê*. Após esse tempo, enfarinhe uma superfície lisa e limpa, e abra a massa com um rolo de macarrão (ou com uma garrafa de vinho ou de refrigerante).


Abra a massa, sem deixá-la muito fina. Corte-a com as forminhas, retire o excesso da massa, amasse e abra novamente. Repita o processo até terminar a massa. Unte uma assadeira com manteiga e enfarinhe. Arrume os biscoitinhos lado a lado e leve ao forno pré aquecido até dourar levemente.


Quando os biscoitos estiverem prontos, retire do forno e passe para uma superfície fria. Deixe os biscoitos esfriarem para só depois decorar com o glacê.

Para o Glacê:

1 ovo (só a clara)
cerca de 2 xícaras de açúcar de confeiteiro
suco de 1 limão
corante em gel


Bata a clara levemente até começar a espumar. Acrescente o açúcar aos poucos peneirando para não cair pedaços grandes. Não pare de bater.


O ponto certo é quando o creme ficar bem branquinho e não escorrer das espátulas da batedeira. Acrescente o suco do limão, bata novamente, se ficar muito mole, acrescente um pouco mais de açúcar e bata até dissolver.


Separe em porções (de acordo com a quantidade de cores que deseja fazer), acrescente o corante em gel (acrescente pouco a pouco pois o corante em gel é bem concentrado, usei apenas 3 gotinhas!). Cubra com filme plástico e leve à geladeira até a hora de usar.

Dica: Se você não tiver saco de confeiteiro, pegue um saco tipo ziplock, coloque o glacê dentro, empurre todo para uma das pontas, feche o saco. Faça um corte na pontinha do saco, o mais fininho possível, e use para confeitar os biscoitos.


Use a criatividade e faça desenhos, pontinhos, listras ou contornos nos biscoitos e deixe secar em lugar seco e fresco.


Depois de secos é só se deliciar. Ou fazer como meu sobrinho, que pegou um biscoito com o glacê ainda mole e lambeu tudo!! :)

Bom apetite!! Pin It now!

4 comentários:

  1. fiz os biscoitinhos e ficaram maravilhosos !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simples e deliciosos, não é? Se prepare que nesse natal tem mais biscoitos!

      Excluir
  2. Olá! Adorei o jeito como explicou e como compartilhou todo o passo a passo..mais ainda tenho uma duvida,o corante para o glacê só pode ser em gel?

    Obrigada,

    Beijos,Parabéns!!

    Marina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marina, obrigada! Olha, eu usei o corante em gel porque era o que eu tinha disponível, e porque ele também tinge a massa com apenas algumas gotas. Se você usar o corante em pó, antes de misturar ao creme, faça uma pastinha com o pó e um pouquinho da massa, só depois mistura com o resto, o mesmo vale para o corante mais líquido, nesse caso preste atenção com a textura final do Glacê para que não fique muito mole.
      Espero ter ajudado, beijos

      Excluir