quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Cinco sabores de patês para comer com torradas, grissinis, sanduiches...


Em sentido anti-horário: Queijo-do-reino, ervas, azeitona preta e gorgonzola

Sempre adorei fazer esses tipos de patês. É tão simples e rápido que se você tiver um tempinho extra (e um processador) vale mais a pena do que comprar os industrializados. Pelo menos nesses você sabe exatamente o que está colocando, e retirando (ou colocando menos) alguns ingredientes fica ótimo para fazer sanduíches para as crianças, e tenho certeza que todo adulto vai gostar também.
Aqui eu vou mostrar cinco opções, mas você pode trocar o ingrediente principal e usar a mesma base para fazer outros como pro exemplo presunto, peito de peru defumado, espinafre, cenoura (esses são ótimos para crianças que não comem verdura), diferentes tipos de queijo... é só soltar a imaginação.
A base de todos os patês é a mesma: ricota. Escolha sempre uma ricota bem úmida. A diferença fica nos outros ingredientes, e para deixar a ricota cremosa e dar a textura do patê usei iogurte natural. Em alguns acrescentei uma colher de sopa de maionese, mas é opcional, e só uma colher, não mais que isso.

Pate de Ervas:

Ingredientes:
Ricota
Iogurte Natural ou desnatado
1 colher de maionese
Salsinha
Alecrim
Cebolinha
Coentro
Hortelã
Orégano seco (ou fresco)
Tomilho seco (ou fresco)
Semente de mostarda
Sal
Pimenta-do-reino
Azeite de oliva extra virgem

Preparo:
Quebre a ricota em pedaço, acrescente o iogurte, a maionese, o azeite (esses são os líquidos que vão dar a textura cremosa ao patê). Coloque um pouco de cada erva, tempere com sal e pimenta-do-reino. Junte tudo dentro de um processador de alimentos e bata por alguns minutos até que todos os ingredientes estejam bem triturados e incorporados. Caso o patê esteja muito grosso, acrescente mais iogurte. Você também pode acrescentar um pouco de leite para chegar na textura desejada.


Pate de Gorgonzola:

Ingredientes:
Ricota
Iogurte Natural ou desnatado
1 colher de mostarda djion (usei a com pimenta verde. Era a que tinha na geladeira!)
Gorgonzola
Sal
Pimenta-do-reino
Azeite de oliva extra virgem

Preparo:
O procedimento é o mesmo do patê de ervas. A diferença é a quantidade de ricota. Ao invés de usar uma embalagem inteira usei apenas meia para que o sabor do queijo gorgonzola sobressaísse mais. Não coloquei maionese porque o gorgonzola já é bastante gorduroso e com o sabor forte (diferente do patê de ervas).

Pate de Tomate seco:

Ingredientes:
Ricota
Iogurte Natural ou desnatado
Manjericão fresco (use o seco se não encontrar fresco)
Tomate seco
Pimenta do reino
sal

Preparo:
Siga o mesmo processo dos patês anteriores. Dica: use um pouco do óleo que vem com o tomate seco. Não é preciso usar azeite de oliva.

Pate de Queijo do reino:

Ingredientes:
Ricota
Iogurte Natural ou desnatado
Queijo do reino
Requeijão cremoso (1 colher bem cheia)

Preparo:
O mesmo dos outros. Detalhe para a quantidade de ricota. Também é bem menor do que a quantidade de queijo do reino.

Pate de Azeitona preta:

Ingredientes:
Ricota
Iogurte Natural ou desnatado
Azeitonas pretas (ou roxas) sem caroço
Requeijão cremoso
Pimenta do reino
Azeite de oliva extra virgem

Preparo:
Siga o mesmo processo dos outros patês. Note que nesse usei mais ricota para manter a textura cremosa, caso contrário ficaria muito líquido pois as azeitonas possuem muita água.


Sirva os patês com torradas, grissinis ou prepare sanduíches de pão de caixa sem a casca. Use três fatias de pão e dois sabores diferentes do patê. 


Você também pode decorar os potinhos do patê com o principal ingrediente do patê. Assim os convidados saberão o sabor de cada um, além de deixar a apresentação super charmosa.
Bom apetite!







Pin It now!

11 comentários:

  1. ADOREI SE BLOG, MAS VOU DEIXAR UMA CRITICA CONSTRUTIVA:
    TENTE POR AS MEDIDAS ML,KG...
    ESPERO QUE NÃO FIQUE BRAVA.
    ABRAÇOS VIVI
    COZINHANDO COM RETALHOS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vivi, claro que eu não ficarei brava! :) criticas construtivas são sempre bem vindas. Algumas (poucas) receitas tem medidas, ou então quando uso um ingrediente "crucial" para a receita. Muitas vezes eu não coloco a medida por que na hora que eu cozinho eu não meço (por isso eu não sou muito boa fazendo bolos!! hahahahahah) Mas prometo que irei tentar prestar mais atenção. Claro que tem algumas receitas que realmente não precisa ter uma exatidão na quantidade... mas vou tentar! :) Abraços!!

      Excluir
  2. Oi Vivi, claro que eu não ficarei brava! :) criticas construtivas são sempre bem vindas. Algumas (poucas) receitas tem medidas, ou então quando uso um ingrediente "crucial" para a receita. Muitas vezes eu não coloco a medida por que na hora que eu cozinho eu não meço (por isso eu não sou muito boa fazendo bolos!! hahahahahah) Mas prometo que irei tentar prestar mais atenção. Claro que tem algumas receitas que realmente não precisa ter uma exatidão na quantidade... mas vou tentar! :) Abraços!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Mari,
    Adorei as dicas, posso usar o liquidificador no lugar do processador?

    bjs!
    Leila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leia,
      Olha, o problema de usar liquidificador é que ele não vai bater uma massa muito pesada, no caso dos patês o creme fica bem espesso, talvez uma quantidade pequena, e com paciencia, parando para misturar com uma colher e voltando a bater seja possível, ou então colocando mais iogurte para "ajudar" o liquidificador. Claro que assim o resultado será um patê mais fluído. Ah, você pdoe tentar usar um mixer, nunca testei mas deve funcionar melhor que o liquidificador.
      beijos

      Excluir
  4. vou fazer com certeza!

    ResponderExcluir
  5. Este ano fiz o pate de gorgonzola. Ficou uma delícia!!! Fácil, prático e gostoso. A única coisa que acrescentei foi um punhado de castanhas no pate antes de servir.

    ResponderExcluir
  6. Este ano fiz o pate de gorgonzola. Fácil, prático e gostoso. A única coisa que acrescentei foi castanha picada.Muito gostoso.

    ResponderExcluir
  7. Pq vc não coloca a quantidade de cada ingrediente p que possamos ter uma melhor noção de propor-
    cionalidade?

    Grata

    ResponderExcluir
  8. Fazia patês com creme de leite no lugar do iogurte, estes são melhores porque são mais ligths.
    Então amei.
    Obrigada por compartilhar.
    Um Natal abençoado!

    http://feitocomcarinhodemae.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. De salsicha!! Essa é receita da vovó e todos os meus amigos adorammm! Receita para umas 8 salsichas. 8 salsichas, 2 ou 3 tomates, 1 cebola pequena, um punhado de coentro considerável, 1 pedaço de pimentão, sal a gosto, maionese umas 6 colheres e uma colher de catchup. Bate tudo bem batido e fica ótimoooo com pão :) dica: cozinhar as salsichas em água pra amolecer na hora de processar. Bom apetite!

    ResponderExcluir