quarta-feira, 27 de abril de 2011

Massa básica para torta salgada/quiche

Uma receita super básica que pode ser usada para tortas salgadas, quiches, tortinhas... A cada novo recheio uma nova receita a partir dessa base. Uma receita dessa é o suficiente para dois quiches baixos ou até uma torta coberta. Ah, e o melhor, dá pra guardar na geladeira ou congelar por até dois meses.
Essa é uma daquelas receitas que o melhor mesmo é você seguir a receita, tudo bem que eu não usei balança nem nada, mas a proporção é bem importante.
Mais uma vez, vi essa receita (e uma de massa para torta doce, que é basicamente a mesma coisa, mas ainda não fiz) no programa do chef Jamie Oliver. E é engraçado, ele faz muitas coisas sem a medida exata, algumas sobremesas e essas massa ele fez com as medidas bem certinhas, então eu anotei e testei! E foi aprovada!
Fica uma massa leve, um pouco quebradiça mas nem tanto (não chega a ser uma massa de empadinha), e a  sugestão que ele deu de "temperar" a massa com ervas é super legal.
Então, vamos à receita:



500g de farinha de trigo sem fermento
250g de manteiga*
2 ovos (eu sei que na foto tem três, mas vi nas minhas anotações, ele disse dois ovos grandes, fui na geladeira peguei os dois maiores e usei)
Um pouco de leite (não tem medida, mas é só um pouquinho mesmo)
Sal
Ervas para temperar (usei salsinha e orégano)

*A proporção sempre é essa, a quantidade de gordura deve ser a metade da quantidade de farinha. No programa Jamie Oliver usou 200g de banha e 50g de queijo cheadar.


Peneire a farinha e junte a manteiga fria cortada em cubos. Use o botão "pulsar" para misturar os ingredientes com delicadeza, caso faça na mão, use as pontas dos dedos para misturar a manteiga à farinha.

Obs: Eu preparei a receita no processador, ela também pode ser feita na mão, o que pode proporcionar uma textura ainda mais suave.


O resultado deve ser uma farofa úmida. Acrescente os dois ovos e os temperos bem picadinhos. Adicione um pouco de leite e bata, novamente no "pulsar", por alguns segundos, não precisa bater muito, só o suficiente para incorporar os ingredientes (o mesmo vale para quem fizer com as mãos).


Vire a massa em uma superfície enfarinhada, e aperte delicadamente com as mãos até formar uma bola, enrole com filme plástico e leve a geladeira para descansar por pelo menos 30 minutos.

Dica: A massa não deve ser trabalhada muito antes de ir à geladeira para não pesar, não é uma massa de pão ou pizza.


Retire da geladeira, enfarinhe uma bancada lisa e abra a massa com a ajuda de um rolo de massas. Deixe a massa bem fina. Corte o excesso, jogue um pouco de farinha por cima, e com a ajuda do rolo, enrole a massa e posicione a forma (usei forma redonda de fundo falso, não precisa untar).

Dica: se estiver com dificuldade de abrir a massa, coloque uma folha de papel manteiga em baixo e por cima da massa, assim ela não vai colar no rolo.


Desenrole a massa por cima da forma, aperte delicadamente com as mãos e corte o excesso. Faça pequenos furos por toda a massa (inclusive nas laterais) com um garfo.


Coloque uma folha de papel manteiga e por cima um pouco de feijão, isso faz com que a massa não estufe. Leve ao forno pré-aquecido e asse por alguns minutos. Não é para deixar a massa dourar, lembre-se que ela ainda voltará ao forno com o recheio.

Depois é só colocar o recheio da sua preferência e assar.


Essa será a próxima receita aqui do blog. Fiquem de olho!! Pin It now!

2 comentários:

  1. Eu estou amando estas receitas, elas são tudo de bommmm! Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Que bom!! Espero que continue visitando e divulgando o blog!! Beijos!!

    ResponderExcluir