quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Camarao no abacaxi

novamente uma postagem fatando alguns acentos....

Mas, vamos ao que intertessa: a receita! No dia que fiz essa receita, eu resolvi estreiar o macarico que ganhei da minha irma/cunhado/sobrinhos no natal. Entao liguei pra todo mundo dizendo que ia ter um jantarzinho em familia naquele dia... e que o astro principal da noite seria o meu novo macarico! Entrada, prato principal e sobremesa, tudo macaricado!! Eu deveria comecar publicando a receita da entrada, mas eu nao estou com as fotos aqui, entao, vamos puölar a entrada e vamos direto para o prato principal, e eu devo dizer que essa receita fez bastante sucesso la em casa! 
A primeira vez que comi camarão com abacaxi foi no restaurante (delicioso) Beijupirá, não tenho idéia de como é feito lá, e nao é maçaricado :), então resolvi fazer minha própria receita. Apesar de parecer requintada ou dificil de fazer, juro que nao é. É só uma questao de apresentacao, o preparo é bem simples. 


Ingredientes:
Camarao Médio descascado e sem cabeca
Abacaxi
Cebola
Creme de leite fresco
Requeijao cremoso
Coentro
Queijjo coalho
Azeite de oliva
limao
sal e pimenta do reino


Lave bem o abacaxi, e com uma faca grande corte-o ao meio no sentido do comprimento, tente cortar inclusive a coroa do abacaxi ao meio como na foto. Em seguida, com uma faca menor e mais flexível, retire a polpa cortando toda a colta do abacaxi e depois com uma colher grande "cave" o centro. Assim voce terá a polpa do abacaxi e a casca fica como uma canoa. Reserve as metades do abacaxi, serao usadas no final para servir o camarao. Pique a polpa em cubinhos descartando o talo central, ele é muito duro e fibroso para colocar na receita.


Pique finamente a cebola e em uma panela larga e alta aqueca o azeite. Refogue a cebola até ficar bem transparente, sem deixar dourar. Acrescente o camarao e refogue rapidamente.

Dica: Se voce usar camarao pré-cozido e congelado, como eu usei, deixe o camarao descongelar completamente no refrigerador dentro de um escorredor de macarrrao (coloque outra vasilha em baixo), quando estiver descongelado e for utilizar, esprema o camarao com as maos, e coloque-os em cima de uma toalha de cozinha limpa, assim o camarao nao vai soltar tanta água durante o cozimento e será possivel refogar o camarao, e nao cozinhá-lo.






Acrescente o requeijao cremoso, misture bem até levantar fervura, em seguida acrescente o abacaxi em cubinhos e deixe ferver.

Dica 2: o abacaxi também solta muita água, entao, quando eu cortei em cubinhos, eu deixei o abacaxi em uma peneira para escorrer o excesso de líquido.


Acrescente o creme de leite, tempere com sal, pimenta do reino, raspas e um pouco do suco do limao. Deixe ferver. Caso fique muito liquido voce pode acrescentar um pouco de maisena diluída em uma ou duas colheres de leite frio, isso ajudará a engrossar um pouco o molho.


Acrescente um punhado de coentro picado e desligue o fogo. Para montagem: distribua o camarao dentro das "canoas" de abacaxi. Cubra com uma camada de queijo coalho em cubinhos.


Agora vem a parte legal: com o macarico, vá "tostando" o queijo coalho até ficar bem dourado com umas pontinhas queimadas (isso dá um sabor todo especial).


Sirva a seguir acompanhado de arroz branco com castanhas picadas. Bom apetite!!


Pin It now!

6 comentários:

  1. Você está se esbaldando com o maçarico hein?! Que realmente dá uma nova "cor e sabor" para tudo... querooooooo ummmmmm...kkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Estou sim!!! Aproveitando ao máximo ele, tenho até que fazer uma pesquisa para achar novas receitas :D

    ResponderExcluir
  3. Cada um desses pratos são feitos com abacaxis pequenos (pratos individuais?)
    Já encontrei abacaxis enormes em feiras, será que ficaria exótico demais?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficou ótimo! Mas no lugar do limão usei tangerina.
      Incrível mesmo! Postarei!

      Excluir
    2. Que bom tiago! Não pude te responder antes, mas eu usei abacaxi grande, e cada metade serviu duas pessoas. Que bom que você fez e aprovou a receita! fiquei curiosa para saber como ele ficou com a tangerina! Se quiser, publica a foto na fanpage do facebook (www.facebook.com/umapitanganacozinha)

      Excluir
  4. Oi Mariana, tem como você me dizer a quantidade de cada ingrediente que utilizou pra fazer esse prato? Estou ansiosa pra fazê-lo. Estava a procura desse prato, essa receita na verdade. Achei que teria que ir a João Pessoa novamente pra pedir a receita (haha).

    ResponderExcluir