terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Tender com molho de laranja

Feliz Natal! :) Sei que o Natal já passou, e eu estou bem atrasada, de toda forma a festa de ano novo está aí, e é um bom motivo para testar esta receita. Ano passado fiz uma receita parecida com essa, mas com um tender com osso, esse ano era um tender "bolinha", meio frustrante no início, mas tudo bem. É mais simples, menor, mais barato, bom para o blog e bom para quem não tem uma família muito grande. Se esse não for o seu caso, a receita funciona do mesmo jeito com um tender com osso, só uma dica: retire o excesso de gordura (uma "capa" de gordura que cobre um lado do tender), não se preocupe, ele ficará dourado, e úmido mesmo assim.

Ah! Antes que eu me esqueça, para se despedir de 2010, nessa última semana, vou colocar uma receita por dia! (Tudo bem que não tive como de colocar nenhuma receita ontem, por isso colocarei duas hoje!)
Uma ótima semana pra vocês, e um feliz 2011!





Ingredientes:
Tender "bolinha"
Suco de laranja
Vinho branco seco
Mel
Cravo

Abacaxi
Geleia de laranja
Gengibre em pó


Faça cortes transversais na parte de cima do tender, em cada intersecção espete um cravo. Coloque o tender em um saco de cozinha (ou use a própria embalagem do tender). Coloque gengibre em pó...


... O suco de laranja, o vinho branco e mel. Corte o abacaxi em cubinhos e coloque mais ou menos 1/3 dentro do saco junto com o tender. Reserve o restante do abacaxi, será usado no acompanhamento (ver a próxima receita).


Feche bem o saquinho tentando retirar todo o ar de dentro. Se você tiver tempo, leve à geladeira por pelo menos 4 horas. Tem ainda mais tempo? prepare essa parte na noite anterior. Passado o tempo, retire da embalagem e coloque em uma assadeira com as bordas altas, cubra com papel alumínio e leve ao forno por... hummm, acho que deixei mais ou menos 30 minutos, é melhor olhar na embalagem o tempo de preparo...



Retire o papel alumínio, regue bastante com o líquido do fundo da assadeira, e depois, espalhe parte da geléia de laranja por todo o tender. Feche o forno e deixe dourar.

Dica: Continue regando o tender durante o cozimento, pelo menos duas ou três vezes.
 

Quando estiver dourado, retire do forno, retire o tender da assadeira e reserve em um lugar aquecido.
Vamos ao molho de laranja: Coe o caldo que restou na assadeira e leve ao fogo baixo para reduzir. Reserve o abacaxi junto com o que estava cru para fazer o acompanhamento. Acrescente a mesma quantidade de suco de laranja e vinho, deixe reduzir cerca de 1/3.


Quando reduzir, acrescente o restante da geléia de laranja e deixe ferver. Tempere com um pouco de sal e suco de dois limões (o ideal é experimentar, caso esteja muito doce, coloque mais limão para acrescentar um pouco mais de acidez). A geléia vai fazer com que o molho engrosse um pouco, é fácil ver o ponto certo, basta colocar uma colher dentro do caldo, e quando retirar ela estará coberta com uma calda brilhosa que não vai escorrer completamente (deu pra entender? Espero que sim!).


Sirva o tender fatiado com o molho de laranja à parte. Daqui a pouco coloco a receita do acompanhamento: Abacaxi caramelado.
Bom apetite! Pin It now!

2 comentários:

  1. Obrigada Catá!!! Tu sabe que esse blog só saiu por tua causa, né! :) Valeu! Que 2011 seja maravilhoso para nós e que eu tenha uma convidada especial na minha cozinha! :*

    ResponderExcluir